O polêmico teste de capotagens do IHS (Institute for Highway Safety), autoridade máxima norte-americana de segurança automotiva no trânsito, foi realizado, recentemente, com veículos compactos comercializados naquele país. Entre os modelos testados estão smart fortwo, Mini Cooper, Toyota Yaris, Hyundai Accent, Honda Fit e Chevrolet Aveo. Quem você acha que foi o pior? O fortwo? Errado.
O carismático compacto alemão surpreendeu os engenheiros americanos e atingiu a melhor pontuação no teste – sim, à frente de veículos maiores e aparentemente mais modernos, como Mini Cooper e Honda Fit. Se a Mercedes-Benz tem motivos para comemorar, a Chevrolet ganhou mais uma dor de cabeça: o hatch Aveo foi o pior modelo analisado, atingindo uma nota de 2,5 (a média é 3,25).
O teste se consiste, basicamente, na prensagem do teto do veículo por um equipamento específico. Para ser classificado como “bom”, é necessário que o modelo suporte até quatro vezes seu peso sobre o teto e que a carroceria não deforme mais do que 5 polegadas, ou cerca de 12,5 centímetors. Para ser considerado como “aceitável, o veículo tem que ser capaz de receber 3,25 vezes o peso do carro, ante as 2,5 vezes obrigatórias para receber a avaliação de “no limite” e menos que 2,5 vezes para “fracos”.
Confira o ranking das notas obtidas pelos modelos testados:
smart fortwo – 5,41 (Bom)
Toyota Yaris – 3,78 (Aceitável)
Mini Cooper – 3,44 (Aceitável)
Honda Fit – 3,42 (Aceitável)
Hyundai Accent – n/d (Aceitável)
Chevrolet Aveo – 2,5 (No limite)
Fonte: PitStop
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