Pesquisa personalizada

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

SMART?


Razão e emoção apontam para o Smart, mas nem assim ele vende bem.

Ontem li uma notícia que me fez refletir um pouco e cheguei a essa afirmação acima. O diminuto Smart venderá menos que 100.000 unidades em 2010. Considerando que as vendas de automóveis no mundo são da ordem de 60 milhões de unidades por ano o Smart corresponde a apenas a uma pequena fração disso. É muito pouco! Tanto é que a Smart está pensando em ressuscitar o For Four. A última marca que vendia menos que 100.000 unidades por ano faliu, a Saab.

Mas o que mais me intrigou na notícia não é o fato de que o baixo volume pode comprometer o negócio. A Smart vende apenas um modelo com poucas variações e isso facilita toda a cadeia que envolve a produção do For Two e talvez ela possa sobreviver com esse volume sem grandes problemas. Ainda mais contando com toda a estrutura da Mercedes.

O que me intrigou na realidade é como pode um produto que atende muito bem as principais e mais importantes necessidades envolvidas na compra de um carro não explodir de vender. O Smart é compacto, cabe em qualquer lugar, econômico, confiável, ágil, confortável, espaçoso para os ocupantes, tem um interior muito agradável e, além disso, tem um desenho muito bacana, jovem, moderno, diferente e de qualidade. Falo tudo isso baseado numa breve avaliação que tive a oportunidade de fazer. Todo mundo o acha muito legal!

É um produto extremamente racional, pois atende muito bem a necessidade de transporte, urbano que seja. E, além disso, tem um forte apelo emocional pelo desenho agradável e exclusivo.

Pode ser o preço? Ou custo-benefício se preferir. Numa rápida pesquisa comparei os preços do Smart e do Corolla mais baratos. Escolhi o Corolla por ele ser vendido no mundo inteiro e ser um carro que atende muito bem todas as necessidades básicas. Se a humanidade pudesse fabricar apenas um carro moderno em todo o mundo, que atendesse todas as classes sociais e econômicas, talvez esse carro fosse o Corolla. Podem discordar, é só um achismo meu. Na Alemanha o Smart é 40% mais barato que o Corolla Hatch de entrada e nos Estados Unidos e no Brasil é 20% mais barato que o Corolla Sedan de entrada. O Smart tem um preço até que razoável. O problema é que existem carros mais baratos e mais completos que o Smart.

Outro aspecto que acho que dificulta as vendas do Kinder ovo pode ser a sensação de insegurança causada pelo tamanho acanhado. As imagens do Smart batendo de frente com um Mercedes série C não ajudam e passar entre dois ônibus ou caminhões, ou entre dois Hummers H2, dentro de um Smart não é algo que inspire segurança. Mas não vejo muito problema nisso considerando um uso urbano e a baixas velocidades.

Pode ser também a versatilidade limitada. Falta porta-malas ou de lugares extra para amigos ou familiares. Mas como um segundo carro da família, ou carro usado para pequenos deslocamentos isso não seria problema. Mas existem carros mais versáteis que o Smart pelo mesmo preço ou até mais baratos. Um bom exemplo é o Fiat 500. E para acabar com a graça do Smart, sempre que imagino se um dia eu precisar de uma carro apenas para locomoção urbana diária um Ford Ka me vem à cabeça.

Minha razão me faz pensar em ter um Smart como um automóvel eficiente. Aí ela se entende com minha emoção, que acha o carrinho muito descolado. Mas na hora de fazer o cheque ela ataca de novo e me faz lembrar do Ka. Minha emoção resmunga um pouco, pois o Ka é horrível. Então desisto de seguir adiante com a ideia de ter um Smart, e também um Ka.

Pode ser que o Gordon Murray tenha mais sucesso com o seu novo T25. Este pode levar até três passageiros com 160 litros de espaço para carga. Mas será que seu preço vai ser competitivo?

Eliminando o fator preço, e considerando que a ocupação máxima média dos automóveis não chega a dois ocupantes, eu acho que um carro de dois lugares como o Smart faz muito sentido. Mas o ser humano insiste em desejar muito mais do que realmente precisa para ser feliz. A meu ver, não fosse esse fato, deveriam existir muitos outros carros como o Smart. O trânsito no mundo inteiro seria bem diferente.

Talvez o Smart seja smart demais para a humanidade. Ou ao contrário...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails